Original.png

Lista dos selecionados CONFIRMADOS!

1 - Prorrogamos o máximo possível

A demora na divulgação da lista dos 1001 selecionados CONFIRMADOS deve-se a três fatores principais: (1) às dificuldades imprevistas encontradas no processo de execução deste projeto; (2) aos problemas de saúde (Covid) enfrentados pela organização em janeiro; (3) e à taxa considerável de poetas que demoraram em confirmar os seus dados.

2 - Entendendo as listas anteriores

Primeiramente, contatamos cada poeta individualmente via e-mail. Neste e-mail, havia instruções para que o selecionado confirmasse os seus dados e, caso desejasse, adquirisse, de forma adiantada, livros em condições especiais, conforme prometido no edital.

A confirmação de dados se fez necessária por dois motivos principais:

 

(1) Para que cada selecionado aceitasse os termos e condições do edital, uma vez que este passou por pequenas alterações.

 

(2) Para que o selecionado nos desse um retorno, uma vez que o processo desta antologia, justamente por suas enormes dimensões (jamais antes realizadas!), foi muito longo.

Porém, ao chegarmos ao mês de fevereiro, ainda não havíamos recebido retornos o suficiente. De tal forma, publicamos uma lista preliminar com 1001 selecionados, e a anunciamos, via e-mail e em nossas redes sociais. Junto à lista, havia claras instruções da necessidade de confirmação de dados; além do aviso de que havíamos selecionado mais de uma centena de poemas qualificados extras, que ficariam em uma lista de espera, para caso houvesse necessidade de substituição por falta de confirmação.

O principal critério para o desempate (que colocou selecionados igualmente qualificados para a publicação na lista de espera, e não na lista preliminar) foi a data de envio. Outros critérios, porém, foram considerados, como inadequação da formatação do texto enviado, ou, ainda, como caráter por demais hermético de alguns textos; dentre outros, que não convém explicitar, uma vez que este evento tinha (e tem e está a cumprir!) o intuito de (A) compor a maior antologia de poetas contemporâneos jamais vista no Brasil; (B) democratizar o acesso à publicação de qualidade; (C) divulgar novos talentos; (D) estimular a criação literária; (E) movimentar a vida literária nacional. Ou seja, não se trata de um concurso literário em que destacamos os melhores colocados; mas de uma (enorme) antologia poética contemporânea. Por isso mesmo, a possibilidade aventada no edital de destacarmos os 20 poemas que mais agradaram a organização foi descartada.

Cerca de 85% dos selecionados desta lista preliminar confirmaram seus dados sem necessidade de mais tentativas de contatos, nem de insistência de nossa parte. Porém, ao avançarmos o mês de março sem confirmações dos restantes, tivemos de intensificar as nossas tentativas de contato; e, por fim, em último caso, tivemos de liberar uma parte da lista de espera.

Assim sendo, continuamos a enviar e-mails quase que diários. Neles, deixávamos claro que, agora (em março), havia mais pendentes do que vagas para confirmações; e que o nosso critério, portanto, seria a data de confirmação.

Se há alguém que teve seu poema selecionado e queria participar, mas ficou de fora devido à ausência de confirmação de dados, lamentamos; porém não poderíamos fazer diferente. Tentamos contato por semanas, com e-mails quase diários. Publicamos aviso em nossas redes sociais. Mais não podíamos fazer. E precisávamos de um retorno da parte do selecionado. Não só um retorno: precisávamos que o selecionado interessado lesse os nossos e-mails, as nossas mensagens, o nosso edital. É o mínimo que esperamos da sua parte. Se não houve confirmação mesmo após ter nos retornado o e-mail de comunicação acusando o recebimento; se não houve confirmação mesmo após a abertura de e-mails das nossas campanhas de e-mail marketing; se não houve confirmação após anúncio nas redes sociais; se foram dias e mais dias sem resposta... só podemos concluir que não há o interesse em participar. Além disso, temos prazos a cumprir: e levamos tudo ao limite.

3 - A lista final

Para consultar a lista dos 1001 poetas confirmados neste projeto tão ousado, basta clicar no ícone de PDF abaixo. Caso você não consiga abrir, tente desativar o AdBlock; se o problema persistir, entre em contato conosco, que a enviamos por e-mail.

LISTA FINAL
(os 1001 CONFIRMADOS)

4 - Agradecimentos

Por fim, gostaríamos de reiterar o nosso mais profundo AGRADECIMENTO a todos os participantes! Sem o prestígio do seu público, a Casa Brasileira de Livros perde a sua razão de ser!

Também gostaríamos de fazer agradecimento especial a todos aqueles selecionados que já adquiriam de forma adiantada os seus exemplares há semanas e até meses; e seguem pacientemente esperando o término do processo. Muito obrigado pela confiança em nosso trabalho! Sem vocês, a Casa não fica de pé!

E, a todos os selecionados confirmados: recebam os nossos mais sinceros parabéns! Esta é a primeira (e talvez a última) vez que uma antologia de poetas contemporâneos tão vasta é realizada. Estamos a fazer HISTÓRIA juntos!