1ª colocada no Prêmio MicroConto de Ouro



JULIANE VICENTE


Filha de Iansã e neta de Luiza, é multiartista e cientista afrofuturista. Atua como ministrante de oficinas de escrita criativa e possui contos e artigos publicados em diversos selos editoriais nacionais e internacionais. É bailarina de folclore brasileiro no Grupo de Danças e Músicas Populares Andanças. Organizou as antologias "Lovecraft: Re-Imaginado" e "Destino: Eclipse" pela Editora Diário Macabro. Como Doutoranda em Comunicação (PUCRS) e produtora cultural, pesquisa a indústria criativa com investigações sobre os processos de criação. Foi premiada, finalista e semifinalista de diversos prêmios e concursos nacionais e internacionais, tais como Odisseia de Literatura Fantástica (2021), ABERST de Literatura (2021), Slam das Minas RS (2021), Cuéntame un cuento (2019), Slam Chamego (2019); FEMUP (2018); Vicente Cardoso (2018). É Slammer e atuadora, possuindo especial interesse pelo hibridismo de gêneros, se considera uma artista com um pé no realismo e outro no fantástico.




DEPOIMENTO DA AUTORA


Foi com imensa alegria que recebi a informação de que meu microconto "Fantastico à Monterroso" havia vencido o Prêmio Microconto de Ouro, realizado pela Casa Brasileira de Livros! E ainda "As intermitências do tempo" foi escolhido como semifinalista!

Apesar de seus tamanhos, ambos microcontos tem muitas histórias ao seu redor.

As duas narrativas foram escritas durante uma disciplina de literatura, ministrada por ninguém menos que o grande escritor Dr. Altair Martins, um professor que é uma referência pra mim porque tem a maestria de não apenas ensinar como estimular seus alunos a produzirem e se arriscarem. Tenho muita gratidão pela oportunidade que eu tenho de aprender com tão competente e especial professor!

Além disso, só fiquei a par do prêmio pelo Dr. Fabio Aresi - que é meu amigo da literatura, um escritor incrível que conheci por meio da Editora Diário Macabro, que é a editora que me acolheu tanto como autora, como antologista. Não fosse a dica do Fabio e essas conexões que vão surgindo entre artistas que se vêem como parceiros e não inimigos, talvez eu não tivesse me inscrito no concurso. Ainda, essas narrativas fantásticas são o resultado de anos de estudo da Literatura, como professora por formação e pelo desejo visceral de explorar a literatura especulativa.

Ademais, acredito que há sempre algo além de nossa compreensão, e é essa fagulha do desconhecido que me motiva a escrever. E é por esse sentimento de captar o incompreensível alimentado também pela minha ancestralidade que preciso agradecer aos meus guardiões, aos que vieram antes de mim e tem me guiado nessa existência.

Estou muito feliz e só tenho a agradecer à organização do concurso e à Casa Brasileira de Livros.

Vida longa ao Microconto de Ouro!

Obrigada, obrigada, obrigada!


O MICROCONTO


Fantástico à Monterosso


E quando acordou, as larvas devoravam seu terceiro olho.



COMENTÁRIO


Em nome da organização do Prêmio MicroConto de Ouro, gostaríamos de dizer que foi muito difícil selecionar o microconto vencedor! O que pesou na escolha foi o fato de o vencedor ter conseguido ser (super) sintético, insólito e criativo, ao mesmo tempo em que dialogou com a "tradição", se assim podemos dizer, dos microcontos.


A título de curiosidade: a recompensa pecuniária de R$ 1001,00 para um texto de 56 caracteres significa que cada batida no teclado da autora valeu cerca de R$ 17,87! Realmente, vale ouro! ;)


TRABALHO DA AUTORA


Não deixem de prestigiar o trabalho da nossa querida vencedora! Abaixo, alguns links importantes:


Perfil no Instagram:


https://www.instagram.com/juliane.vicente/?hl=pt-br


Perfil no Facebook:


https://www.facebook.com/julianevicentex


Livro - O Novo Horror (em campanha no catarse)


https://www.catarse.me/onovohorror?ltclid=202a1595-34eb-4f3e-868b-af8d9a553b24


Livro - Multiverso Pulp Alta fantasia (em pré-venda)


https://aveceditora.com.br/produto/multiverso-pulp-alta-fantasia/?ltclid=081e0d27-5963-4172-845d-4f2f5293572b


E-book - Pelo bem da nação


https://amzn.to/3sOtUKP



UM RECADO


A partir de amanhã, começaremos a emitir os certificados para todos os selecionados que solicitarem! Anunciaremos em nosso blog (sempre em primeira mão), redes sociais (Facebook e Instagram) e também via e-mail. Fique ligado!

212 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo