top of page
Foto do escritorCasa Brasileira de Livros

Conhecendo os jurados: Sebastião Burnay [5° Pena de Ouro]




✨ 5° Prémio Internacional Pena de Ouro ✨


Conhecendo os jurados dos textos finalistas! 🇦🇴🇧🇷🇨🇻🇬🇼🇲🇴🇲🇿🇵🇹🇸🇹🇹🇱


Saiba mais sobre o jurado Sebastião Burnay, de Portugal! 🇵🇹


Sebastião foi o primeiro vencedor da categoria POEMA do Pena de Ouro, em 2020. Desde então, tem sido convidado para compor o júri internacional dos textos finalistas e teve dois livros editados pela Casa Brasileira de Livros! 🤩


Confira:


Sebastião Burnay é um poeta, músico e advogado português, nascido em 1991 em Lisboa, criado e amadurecido nessa cidade. Foi desde pequeno, no colégio espanhol, que sentiu que havia uma vozinha dentro de si que nunca se calava: veio a descobrir que era poesia que queria ser escrita a todo o momento.


Em 2020, venceu a primeira edição do Prémio Internacional Pena de Ouro, na categoria POEMA. Desde então, tornou-se um dos jurados internacionais dos textos finalistas do evento e teve dois livros de poemas e fotografias publicados pela Casa Brasileira de Livros — “Encontros com o mar e o Universo”, em 2021, e “Neon Timor” (em parceria com o fotógrafo Eko, de Timor-Leste), em 2023, ambos expostos em espaço público em Lisboa.


Apaixonado pela lusofonia, por África, pelo Brasil, a sua maior influência literária é sem dúvida o mar: é da prática de surf, da vela, e dos passeios pelas egrégias praias portuguesas que obteve e obtém toda a sua inspiração, a ligação à Eternidade e o sentido profético que deve presidir a toda poesia verdadeira. As suas maiores inspirações humanas são, principalmente, a eternidade de Federico Garcia Lorca (o maior poeta de todos os tempos), a feminilidade de Sophia de Mello Breyner Andersen, a liberdade de Walt Whitman, a sinceridade de Vinicius de Moraes.


Para além da vertente lírica e prosaica stricto sensu, é também cantautor, com mais de 40 canções escritas e um disco gravado. O objectivo da sua vida é fazer tudo quanto está ao seu alcance para não ser absorvido pela turbamulta do consumismo, da indiferença, do solipsismo, do egocentrismo, do sucesso como missão meramente individual, e outrossim ajudar os artistas amadores a viverem dignamente. Vive em Timor-Leste desde Janeiro de 2021, como advogado.



Para saber mais sobre esta edição do evento, basta clicar no link abaixo:


Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page