O "SUPER POST": relembre os poetas SEMIFINALISTAS do Pena de Ouro de 2020!

Caros amigos,
hoje vamos relembrar aqueles que figuraram entre os SEMIFINALISTAS na categoria POEMA da primeira edição do nosso querido Prémio Internacional Pena de Ouro, realizada no ANO PASSADO (2020). Em breve, traremos os contistas! Divirtam-se!
***
ALEXANDRA VIEIRA DE ALMEIDA

Alexandra Vieira de Almeida é poeta, contista, cronista, resenhista e ensaísta. Tem Doutorado em Literatura Comparada (UERJ). Atualmente é professora da Secretaria de Estado de Educação (RJ) e tutora de ensino superior a distância (UFF). Tem resenhas, matérias e artigos publicados em prestigiados jornais e revistas, como Agência O Globo, Cult, R7, A Crítica (Manaus), Correio das Artes (Paraíba), Minho Digital, Divulga Escritor, Caliban, entre outros. Tem seis livros de poesia, sendo o mais recente A negra cor das palavras (Penalux, 2019). Seus poemas foram publicados nos importantes meios de comunicação: “Revista Brasileira”, da Academia Brasileira de Letras, “Jornal Rascunho” (Curitiba) e “Suplemento Literário de Minas Gerais”. Publica constantemente em antologias, revistas, jornais e alternativos por todo Brasil e, também, no exterior. Foi selecionada para a Antologia “Parem as máquinas”, do Selo Off Flip (Festa Literária Internacional de Paraty). Já deu entrevistas para importantes rádios brasileiras, como CBN (Juiz de Fora), MEC, Fluminense, Rio de Janeiro e BandNews. Tem poemas vertidos para vários idiomas.
BRUNO GABRIEL CASSEMIRO ASSUNÇÃO

Nasceu em 1990 em Recife, Pernambuco, local em que morou a vida inteira, com a exceção de um ano de sua vida passado em Belém do Pará. Formou-se em 2012 como Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco e desde então estuda para concurso público. Não tem certeza de quando a experiência da escrita como um ato de imaginação começou, mas lembra de um diário que tentou escrever quando era criança e, não conseguindo achar nada de interessante no cotidiano, começou a inventar acontecimentos e a desenvolver ideias para suprir as páginas. A leitura foi um grande escapismo para as inseguranças e contradições da adolescência. Decerto foi a vontade de querer participar da construção do livro, de levar adiante as histórias do ponto em que tinham terminado, que o fez começar a escrever pequenos contos, episódios, ensaios e poemas. É influenciado por um sem-número de referências dos mais variados gêneros, incluindo os gibis que leu na infância, os filmes da Disney, diversas músicas, inúmeros romancistas, ensaístas, filósofos, poetas e contistas. Escreveu livros de diversos gêneros, nenhum publicado.
CARLA LACERDA

Carla Lacerda, fisioterapeuta, professora, formada em Dança e poeta.
Escrevo desde a adolescência e este ano fiz uso do Instagram para mostrar o meu trabalho na página @dadiva.literaria. Ali apresento textos autorais e não autorais também em videopoemas, além de escritos.
Associando a profissão de fisioterapeuta e a arte, me completo.
CASSIUS IORDANO LIMA DUARTE

Cassius Iordano começou a escrever poesia em novembro de 2019, aos 18 anos, e no ano seguinte a literatura lhe cativou como nunca, principalmente a literatura russa. Tem como autor favorito Dostoiévski, que protagonizou sua leitura durante a pandemia. Iniciou a escrever no âmbito da prosa em dezembro de 2020.
CONSUELO PAGANI

Natural de Corinto/MG, filha de pai poeta e filósofo, que lhe apresentou o mundo literário. Faz poesia desde a tenra idade, ganhando o título de Mini Escritora 70, com apenas 10 anos de idade. Publicou o livro infantojuvenil A VIAGEM DA GOTINHA, premiado pela Secretaria de Cultura de Vitória/ES. Em 2021, irá publicar novos livros infantojuvenis (A Borboleta Negra; Alice e a Morada do Sol; O Anãozinho e a Sereia, dentre outros), bem como seu primeiro livro solo de Poesias. Recebeu, em 2013, pela Câmara Municipal de Vitória, a Comenda Ruth Cardoso, por seu trabalho de inclusão social e cidadania por meio da Arte, realizado com crianças em situação de abrigamento. É graduada em Artes Plásticas- UFMG e pós-graduada em Arteterapia – UFES.
Foi selecionada para 11 Antologias Poéticas e Contos em 2020: “Cura Poética 2020”; “Só Depende de mim”; “Novos Poetas-Sarau 2020”; “A Dor que Deveras Sente”; “Belezas de Santa Cruz”; “Seleção VIII Prêmio Literário Escritor Marcelo de O Souza”; “Homenagem aos 250 anos de Beethoven”; Tributo à Noite Feliz”; “Minuto de Tudo”; “Prêmio Poesia Agora – Inverno 2020”; “Caixa de Memórias: Homenagem às Pessoas que já se foram”.
CRISTINO FERREIRA DO AMARAL JÚNIOR

Cristino Ferreira do Amaral Júnior, nasceu em 13 de março de 1983 em São Domingos do Capim – Pará, onde reside até hoje.
É formado em Letras pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) e leciona literatura, redação e língua portuguesa na rede estadual de ensino do Pará.
Começou a escrever desde os 15 anos. Mas sua dedicação à escrita se intensificou aos 19, após o falecimento do pai.
Escreve crônicas, poemas, romances e músicas.
Tem dois livros publicados: I Antologia Rio Capim (Editora Folheando 2019) e Ternas Sombras (Editora Folheando 2020), este foi indicado pela revista literária Variações como uma das melhores leituras de 2020 das Regiões Norte e Nordeste.
Também publica textos em sua página do Facebook: Luz e sombras – literatura capimense.
DAMIÃO SILVA

Damião da Silva nasceu em Picuí, no Seridó da Paraíba em 1986. Filho de Manoel da Silva e de Francisca Márcia da Silva, cresceu em Currais Novos, RN, mas reside atualmente em Frei Martinho (PB), onde leciona Português.
Além de professor e escritor, é ativista social, tendo iniciado na Literatura na infância através da leitura de HQs. Cada vez mais apaixonado pela leitura ingressou na leitura dos clássicos ainda adolescente e, inspirado nos clássicos, nacional e universal, principiou a escrever suas próprias composições literárias por volta dos dezesseis anos de idade e seu primeiro poema bem elaborado foi um panegírico dedicado a Victor Hugo, inspirado na leitura da obra: “ Os Miseráveis”. Daí por diante jorraram inspirações. De suas primeiras produções restaram apenas alguns poucos poemas tendo as demais se extraviado com o tempo.
Depois houve um grande hiato de quase dez anos bastante improdutivo, e sem nada publicar, até que em fins de 2018 e durante todo o ano de 2019, retomou a escrita de poesias, dos contos, de historiografia e etc. Participou de alguns concursos nacionais sendo selecionado em cinco e tendo participado de três antologias nacionais. Desde então tem levado a sério sua carreira literária e breve publicará o seu primeiro livro intitulado: “Os Amigos do Bairro e a Penúltima Aventura.” Uma narrativa de ficção curta escrita em 2020 no contexto da pandemia.
Ainda não publicou o seu primeiro livro de poesia, mas pretende fazê-lo em breve. Atualmente escreve poesia, artigos, roteiros de HQs e narrativas curtas.
DIOBELSO TEODORO DE SOUZA

Currículo literário:
. Livros Publicados: Cinzas Frias dos Poemas em Brasas (1995), O Que Ficou de Miro Duarte (2000), Os Pertences do Mar (2018), Um Crepúsculo Mora em Mim (2019).
. 1o. Lugar Noite Nacional da Poesia – Campo Grande – MS -2015 (UBE-MS),
. 2o. Lugar Noite Nacional da Poesia – Campo Grande – MS – 2000 (UBE-MS),
. 1o. Lugar Conc. Nacional de Crônicas de Ponta-Grossa – PR – 2016/2019,
. 2o. Lugar Conc. Nacional Bauernfest de Poesia – Acad. Brasileira de Poesia – Petrópolis - RJ – 2015,
. 3o. Lugar Conc. Nacional de Crônicas Acrísio Camargo – Indaiatuba/TV Cultura – SP – 2015,
. 3o. Lugar Conc. Nac. de Poesia Mario Quintana de Porto Alegre, Troféu Viva Vida/Sintrajufe-RS – 2015,
. Teve 3 Poemas entre os 10 Finalistas do Conc. Nac Poesia em Homenag aos 450 anos do RJ/UBE-2015,
. Teve 2 Poemas entre os 10 Finalistas do Conc. Nac. Pão & Poesia – Blumenau-SC – 2015.
. 6o. Lugar Noite Nacional da Poesia Campo Grande – MS / – 2019.
EDNA REGINA DA SILVA QUEIROZ

Poeta, Escritora e Roteirista. Natural do Rio de Janeiro (RJ) – Brasil. Acadêmica da ACILBRÁS – Academia de Artes, Ciências e Letras do Brasil, Acadêmica Internacional da FEBACLA – Federação Brasileira das Ciências, Letras e Artes. Graduada em Letras (Português-Literatura) pela Universidade Santa Úrsula-RJ. Recebeu menção honrosa pela participação no Premio FEBACLA de Criação em Verso e Prosa, Categoria Poema; Semifinalista no Prêmio Internacional Pena de Ouro 2020 – Categoria Poema; Selecionada para a Coletânea Ludwig Van Beethoven – Sonata Poética da Liberdade, comemorativa pelos 250 anos do seu nascimento. Participação em outras coletâneas; Como Roteirista, participou da criação da comédia romântica: ” Estranhas Coisas Comuns” veiculada no Teatro Henriqueta Brieba – RJ, 2019; outras participações em filmes e musical. Títulos honoríficos: Medalha Paladino da Literatura Brasileira (FEBACLA), Paladino da Cultura do Rio de Janeiro (Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos) e outros.
Contatos: Email: ednaqueiroz.rj@gmail.com
Facebook: Edna Queiroz (https://www.facebook.com/edna.queiroz.79)
Instagram: eu_ednaqueiroz