top of page

Pena de Ouro 2023: CONHECENDO OS VENCEDORES | MARIA CARPI [2º LUGAR NA CATEGORIA POEMA]


CONHECENDO OS VENCEDORES | MARIA CARPI

2º LUGAR NA CATEGORIA POEMA


Maria Carpi nasceu na cidade de Guaporé, RS. Professora, advogada, Defensora Pública. É autora de Nos Gerais da Dor, Vidência e Acaso, Desiderium Desideravi e Os Cantares da Semente (Ed. Movimento/RS); O Caderno das Águas (WS Editor/RS), A Migalha e a Fome (Ed. Vozes/RJ), A Força de Não Ter Força (Ed. Escrituras/SP), As Sombras da Vinha, O Herói Desvalido e O Perdão Imperdoável ( Ed. Bertrand do Brasil/ RJ), Abraão e a Encarnação do Verbo, A Chama Azul, O Senhor das Matemáticas (Ed. AGE/RS).


O livro Vidência e Acaso teve uma segunda edição, pela Editora HCE/RS.


Em 2016, lançou dois livros pela Ed. Ar do Tempo/RS, O Cego e a Natureza Morta, O Desvario do Pólen .


Em 2017, pela Ed. Belas Letras, foi editado o livro Tudo o que é belo é efêmero.


E em 2018, quando Patrona da 64ª Feira do Livro de Porto Alegre, lançou o livro Uma Casa no Pampa, pela Ed. Ar do tempo, e em 2021, pela mesma Editora, o livro infanto-juvenil, O Quebra-Galho e O Faz de Conta.


Em 2018 lançou o livro O Que Resta Está por Vir, Editora AGE.


E pela mesma Editora, editou neste ano de 2023, o livro A Esperança contra a Esperança.


Entre os diversos Prêmios, obteve o Prêmio Revelação Poesia/1990 da Associação Paulista dos Críticos de Arte, por seu livro de estreia, Nos Gerais da Dor, depois traduzido por Brunello de Cusatis e editado na Itália, por Morlacchi Editore, sob o título Nel Dolore Sconfinato. E os livros A Chama Azul, sobre Joana D’Arc (com tradução de Helena Ferreira) e O Herói Desvalido (edição bilíngue com tradução de Helena Ferreira e Sandrine Pot) foram publicados na França, por Les Arêtes Editions, com os títulos La Flamme Bleue e Le Héros Malgré Lui.


Seus poemas foram incluídos em A Literatura Feminina no Brasil Contemporâneo, de Nelly Novaes Coelho, Editora Siciliano/SP. Tem participado de antologias de poesia e em revistas especializadas.


Lecionou a disciplina Linguagem Jurídica, na Faculdade de Direito da PUC/RS.


Foi Conselheira do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente representado a Defensoria Pública e, depois, a OAB/RS. É membro do Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul e representou, por dois anos, a Associação dos Escritores Gaúchos no Conselho Estadual de Cultura.

41 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page