PENA DE OURO 2024 | CONHEÇA OS SEMIFINALISTAS: MÁRCIA MOURA — CATEGORIA CRÔNICA
- Casa Brasileira de Livros

- 7 de ago.
- 3 min de leitura

SOBRE A AUTORA
Sobre Márcia Moura:
Escritora, médica e professora adjunta de Ginecologia na UFPE e UPE, é pós-graduada em
Escrita Criativa pelo Núcleo de Estratégias e Políticas Editoriais (NESPE). Em 2021, sua crônica “A entrevista” compôs a antologia do Off Flip, e seu conto “Café amargo”
foi finalista na mesma premiação. Em 2022, sua crônica “Disneylândia” foi selecionada para
compor a antologia +Humor do selo Off Flip. Publicou, em 2023, sua primeira obra individual, “Como dançam os lírios-do-mar”. Ainda em 2023, foi uma dos Semifinalistas do 3° Prêmio Microconto de Ouro da Casa Brasileira de Livros com o seu texto "Desforra" e vencedora do Prêmio Carolina Maria de Jesus com o Romance “Quando as portas batem". Seu conto “Perdigotos” foi destaque na edição de Contos do Prêmio Off Flip de Literatura 2024 e seu romance “Neve sobre areia quente” venceu a seleção de originais “Mar que arrebenta” edição 2024 promovido pela Arrelique Editora.
A CRÔNICA SEMIFINALISTA
O PESO DA MAÇÃ
A vagina é oca. Seu peso é imenso. Pelo menos parece pesada para mim, que a carrego há muitos anos. Minha vida sempre girou em torno da vagina. Ou a vagina sempre esteve ali para me dizer a que veio.
Aprendi sobre a vagina:
Seu comprimento é de 6 a 7,5 centímetros ao longo de sua parede anterior e de 9 centímetros ao longo da posterior. É apertada no seu início, dilatada no meio e estreitada perto de sua extremidade uterina.
Assim está escrito no famoso Gray’s Anatomy, o livro imenso e obrigatório para todo aluno de medicina do primeiro ano que almeja ser alguma coisa.
A vagina é descrita em setenta e uma linhas lá no finalzinho (o livro termina dez folhas depois).
Notei agora que a garganta ganhou quatro colunas e meia ou duzentas e vinte e duas linhas no mesmo livro.
O hímen é uma fina prega de membrana mucosa situada no orifício da vagina... Pode estar todo ausente ou formar um septo completo na extremidade inferior da vagina; este aspecto é conhecido como hímen imperfurado, diz o Gray’s Anatomy.
Aos doze anos fui levada às pressas para a emergência com uma dor absurda na barriga. O estudante que me atendeu falou em apendicite. O cirurgião cogitou cisto de ovário. Não, ela nunca menstruou, afirmou a minha mãe. Então, o ginecologista falou em hímen imperfurado. “Deita ali e coloca as pernas na perneira”. Abri as pernas, constrangida, olhando para o teto. “Desça mais o bumbum”. Um estremecimento. “Não feche as pernas, termino já.” Meu hímen era imperfurado, conforme o que Henry Gray tinha descrito mais de cem anos antes.
Tomei uma anestesia. Dormi. Acordei sem dor e sem hímen. Tudo resolvido.
A glândula mamária pesa em média 150 a 200g. A mama esquerda em geral é maior que a direita.
Não encontrei no Gray’s Anatomy a descrição do peso da vagina.
Se você tem uma vagina, um dia vai se sentir tentada a usá-la.
Aos quinze anos a tentação me venceu.
Foi sangue para todo lado. Meu namorado ficou apavorado. Nunca tinha tirado o hímen de ninguém. “Mas eu não tenho mais hímen!” Eu lembrava que o médico tinha tirado. Os lençóis ficaram ensopados de sangue. Os lençóis da cama dos meus pais. Ele ligou para minha mãe. Ela chegou do trabalho e me levou para o hospital. Não pediu explicações, nem brigou comigo. Meu pai nunca tocou no assunto. Eu nunca mais toquei na cama deles.
No hospital, mais uma vez: “Deita ali e coloca as pernas na perneira” e “Desça mais o bumbum”. O médico falou em estupro. “Não foi estupro, não! Meu Deus, que vergonha!”
Veio a assistente social. Chamaram meu namorado. Pobrezinho!
Duas horas depois, tudo esclarecido. “Rompeu a cicatriz da cirurgia anterior”, afirmou a ginecologista. “Pode ser que você tenha dor nas relações sexuais”.
Isso me fez recordar aquela outra frase “Parirás com dor”. Pobre Eva!
O clitóris é uma estrutura erétil homóloga ao pênis.
Essa é a primeira frase da descrição do clitóris no Gray’s Anatomy. O clitóris é descrito em doze linhas. O pênis ganhou duzentas e trinta e três linhas.
A língua é descrita em trezentas e vinte seis linhas. Em nenhuma delas consta o peso da língua.




Comentários