top of page

Pena de Ouro 2023: CONHECENDO OS FINALISTAS | ELENA MESA SANDULSKI [CATEGORIA POEMA]




CONHECENDO OS FINALISTAS | ELENA MESA SANDULSKI


Nasci em 1968 na cidade de Melbourne, Austrália. Filha de pais uruguaios que haviam fixado residência temporária naquele país por motivos de trabalho, deixei minha terra natal antes de ter completado 2 anos de idade e passei a morar em Montevidéu, no Uruguai, onde permaneci até o início de 1976. Aos 7 anos, vim então para o Brasil, onde vivo até hoje.

O português não foi minha primeira língua, mas é, sem dúvida, aquela em que me expresso melhor. O que é bem compreensível, afinal, apesar de ter crescido falando em espanhol, fui alfabetizada no Brasil. E a partir do momento em que iniciei a vida escolar, passei a me comunicar diariamente também em português, idioma que nunca mais deixou de estar presente em meu dia a dia.

Completei a graduação em 1993 no curso de Bacharelado em Letras pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, na modalidade Teoria Literária. Na mesma instituição, em 1997, concluí meu Mestrado, também em Letras/Teoria Literária. Minha dissertação consistiu na tradução comentada de um texto intitulado El Héroe, escrito pelo jesuíta espanhol Baltasar Gracián.

Profissionalmente, estive sempre ligada à área de Letras, seja lecionando espanhol e inglês, seja realizando trabalhos de tradução e revisão de textos em português ou espanhol. Em 2011, passei a atuar como tradutora de espanhol na então recém-criada Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA, sediada na cidade paranaense de Foz do Iguaçu, onde me encontro atualmente exercendo a mesma função.

Comentários


bottom of page