Prémio Internacional

PENA DE OURO

1ª edição (2020)

 

Selecionados: Semifinalistas, Finalistas e VENCEDORES!

Depois de muito trabalho, de muitas coisas imprevistas, e, com certeza, de muito aprendizado, finalmente conseguimos entregar ao público o resultado deste prémio que tanto impactou a vida de todos nós, da organização!
 
Antes, porém, gostaríamos de fazer algumas considerações; gostaríamos que VOCÊ, INSCRITO, lesse-as primeiro, para depois procurar seu nome na lista... (por mais que a ansiedade seja grande!)
 
Certo? Então vamos lá! Nossas considerações:
 
1 – Não foi nada fácil! Tivemos de fazer escolhas MUITO difíceis. Foram muitos textos, e havia muitos textos com QUALIDADE — o que, por um lado, é uma alegria de se ver, mas, por outro lado, nos deu um trabalhão danado!
 
2 – Buscamos manter uma diversidade de temas. Afinal, qual é o melhor assunto para um conto? E para um poema? Deve tratar de questões metafísicas, das razões da existência humana, ou... simplesmente de pequenas coisas do cotidiano? Ou de um amor adolescente? Ou uma fantasia infantil? Ou somente descrever uma paisagem?  Tendo em vista isso tudo, fomos generosos com o número de semifinalistas: estendemos até o limite do razoável!
 
3 – A organização resolveu não fazer menções honrosas a todos países lusófonos, mas apenas àqueles que, além de possuírem candidatos suficientes para tanto, também não contaram com semifinalistas (Angola e Moçambique). Pois a esmagadora maioria dos textos veio do Brasil e de Portugal, de maneira que estes já constam entre os semifinalistas. Em cada país, a menção honrosa abrange as duas categorias.
 
4 – Esta consideração vai em letras garrafais: NÃO SOMOS OS DONOS DA RAZÃO. E nem queremos ser! Acreditamos que a Literatura não seja uma ciência exata. Fosse assim, não haveria tantas histórias de autores que só foram reconhecidos na posteridade. Buscamos, sim, a qualidade literária; avaliamos, sim, sob diversas perspectivas; nos esforçamos, sim, para sermos justos; mas somos humanos, passíveis de cometer erros, de forma que uma joia pode muito bem passar despercebida por nós, certo? Por isso, caso o seu texto não conste entre os semifinalistas, não desanime! O Prémio Internacional
PENA DE OURO visa ESTIMULAR a criação literária — e não o contrário!
 
5 – Por fim, gostaríamos de dizer que o dia da divulgação é um tanto paradoxal: é um dia de muita ALEGRIA para poucos, e talvez de tristeza e resignação para muitos. Como a grande maioria inevitavelmente ficará de fora, gostaríamos de concluir dizendo que agradecemos IMENSAMENTE A TODOS os inscritos, sem exceção; pois, de certa forma, nós todos somos vencedores em agirmos em prol da Literatura em Língua Portuguesa nestes dias tão difíceis para o mundo inteiro!
 
Um grande abraço,
e MUITO OBRIGADO!

Categoria CONTO

Semifinalistas:

Finalistas:

Vencedor:

Categoria POEMA

Semifinalistas:

Finalistas:

Vencedor:

Menções honrosas: